Governo defende desburocratização para aumentar exportações

No último dia 11, o ministro da Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Marcos Pereira se encontrou com alguns representantes de empresas de comércio e serviços, setores responsáveis por 66% dos empregos do país. Um dos pontos destacados pelo ministro no encontro foram as medidas da pasta para incentivar o aumento das exportações brasileiras e a volta do crescimento econômico.

“O Brasil tem pressa. Precisamos gerar emprego e renda. Estamos trabalhando intensamente na melhoria do ambiente de negócios para dar mais competitividade aos produtos brasileiros no exterior”, disse Marcos Pereira.

Ações

Ele defendeu ainda que, a melhoria do ambiente de negócios passado pela desburocratização e simplificação dos processos. Sendo assim, o ministério defende a implementação da nota fiscal eletrônica e a modernização das relações trabalhistas, temas que também são discutidos com o Ministério do Trabalho.

A pasta em questão também pretende implementar a identificação de mercados prioritários para a promoção comercial do setor e a eliminação de barreiras técnicas ao comércio exterior de serviços.

Marcos Pereira detalhou as ações que integram a agenda da competitividade da indústria elaborada pelo Mdic e que abrange quatro grandes áreas: aumento da produtividade; incentivo aos investimentos; redução de custos e desburocratização.

O ministro assegurou ainda que, o Portal Único de Comércio Exterior deve estar completamente implementado em 2017. “Vamos zerar o uso de papel, daí a complexidade do Portal, porque envolve 22 órgãos públicos. Obter o consenso de todos não é fácil, mas é muito importante. O Portal vai reduzir em até 40% o custo de exportações e importações, e as pequenas e médias empresas exportadoras serão as grandes beneficiadas”, afirma.

Marcos Pereira também deu detalhes sobre o conjunto de ações que o Mdic tem desenvolvido na área de negociações internacionais. “A nossa estratégia implica no fortalecimento de relações comerciais com parceiros tradicionais e emergentes e tem sido buscada por meio da conclusão de acordos nos planos bilaterais, regionais e multilaterais. Realizei diversas reuniões em minhas últimas viagens e estamos com uma agenda intensa de negociações nas áreas de bens, serviços, facilitação de comércio, regulamentos técnicos e compras governamentais”, explicou.

Os parceiros prioritários dessas negociações, segundo o ministro, são os EUA, o México e outros países da Bacia do Pacífico (Peru, Chile e Colômbia) e a União Europeia.

Chama Empreendedora

Durante sua visita ao Rio de Janeiro, o ministro conheceu o showroom do projeto Chama Empreendedora, desenvolvido pelo Mdic em parceria com o Sebrae, Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Confederação dos Jovens Empresários e Correios.

A exposição reúne produtos para exportação fabricados por pequenas e médias empresas de 16 Estados brasileiros e está montada no hall do edifício sede da ACRio (Rua da Candelária, n° 9, no centro). Os itens ficarão expostos na sede da ACRio até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O catálogo virtual pode ser acessado no site Vitrine do Exportador.

Fonte: Portal Brasil.