Brasil terá participação recorde no gartner Symposium/ITXPO

Em mais uma ação do projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria entre a Softex e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brasil estará presente pelo 13° ano consecutivo no Gartner Symposium/ITXPO. As 28 empresas que compõem a delegação brasileira, a maior que o país já levou ao evento, se apresentarão sob a marca Brasil IT+, que identifica no exterior o setor de TI nacional.

Considerado o maior e o mais importante encontro anual de chief information officers(CIOs) e de líderes da indústria de TI no mercado norte-americano, o evento será realizado de 16 a 20 de outubro, em Orlando, nos Estados Unidos.

Guilherme Amorim, gestor do Projeto Setorial Softex, lembra que mais de 8.000 CIOs e executivos de TI estarão reunidos no Gartner Symposium/ITXPO buscando os insights, as ferramentas e as soluções que necessitam para validar suas estratégias de TI. “Os Estados Unidos são um país estratégico para as companhias brasileiras e esse evento é uma oportunidade para apresentar o nosso capital tecnológico inovador. Prova disso é o robusto portfolio brasileiro que exibiremos e que contempla desde aplicações de segurança, mobilidade e colaboração até serviços de outsourcing”, destaca.

Integram a delegação as empresas Automidia, Actminds, Apdata, Aurus, Borba Lewis, Cinq, CI&T, Dextra, DTI, e-trust, Icaro, it4cio, Konics, MC1, Navita, Objective, Poatek, Prime Systems, Priori, Premier IT, Resource IT, Sambatech, Senior Sistema, Setrion/Milldesk, Siena, Sikur, Stefanini e Tokenlab.

Além do estande coletivo, o Brasil IT+ fará apresentações como parte da grade de sessões do simpósio: um painel sobre tecnologias digitais e uso em IoT com a participação de executivos da E-trust, Dextra e Actminds; o caso de sucesso da Whirlpool sobre automação de processo robóticos com a Resource It e o lançamento de um produto baseado em dashboards cognitivos da Ícaro com o IBM Watson.

“O Gartner Symposium/ITXPO é a vitrine ideal para a apresentação do conceito de um Brasil inovador, destacando casos de sucesso e tecnologias de ponta para um público extremamente qualificado. Trata-se de um encontro muito importante para firmarmos nossa competência em um setor onde nosso know-how é incontestável”, complementa Amorim.

O Gartner Symposium/ITXPO Orlando deverá reunir mais de 8 mil participantes, 3.000 CIOs, 180 analistas do Gartner e 260 provedores de soluções de todo o mundo.

Sobre a Softex (www.softex.br) – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 23 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

 Fonte: Apex Brasil.